A nova data para o Apocalipse: 2012

                                                            Pr. Edmilson Mendes

A maioria das gerações que já passou pelo nosso planeta conviveu com apocalipses. Datas fatais nunca faltaram e, por ignorância ou ingenuidade, parte destas gerações acabou por acreditar nas previsões e saiu vendendo bens, isolando-se das pessoas, modificando hábitos, enfim, vivendo a espera certa pelo fim.
Como podemos testemunhar, o mundo não acabou. E mesmo com as frustrações históricas resultantes das previsões erradas, novas datas continuam a surgir. A mais recente, atual, que está na moda, é 2012. O burburinho sobre esta data cresce dia a dia. Nos mais variados ambientes se fala sobre 2012, seja por brincadeira, por credulidade ou por mera especulação.
O “fundamento” para 2012 é justificado pelo antigo calendário dos maias. É neste ano, 2012, que se encerrará um dos ciclos dos maias, população indígena que ainda hoje vive nas regiões da América Central. No apogeu de sua civilização, eles acreditavam que o nosso planeta já tinha vivido várias eras, cada uma durando 5126 anos. Segundo o cálculo de alguns, a era em que vivemos teria se iniciado em 3114 a.C., terminando, portanto, no ano de 2012.


De carona com a profecia, a indústria que se alimenta do tema, não pára de faturar. “Fim do mundo” e “calendário maia” são temas centrais de seis livros vendidos atualmente em nosso país. Comunidades com média de 15.000 pessoas, no Orkut, separam espaço e tempo para o assunto. Filmes e programas exploram o tema. Por fim, religiosos das mais diferentes denominações demonstram algum tipo de inquietação com o tema.
A ligação entre calendário maia e Apocalipse surgiu em 1987, através da publicação do livro Fator Maia, de José Arguelles, onde ele faz interpretações das previsões dos escritos maias. Devido ao estrondoso sucesso do livro, Arguelles conseguiu reunir milhares de pessoas em encontros regulares, chamados de Convergência Harmônica, onde anunciava a chegada de uma nova era. Foi dele também a criação do horóscopo Maia, que diz poder aproximar o homem de sua essência. No Brasil, a versão pop do calendário maia criada por Arguelles foi traduzida como Calendário da Paz, virando assunto de cursos e palestras, pagas, que “asseguram” pleno acesso à quarta dimensão.
Como será o fim em 2012? Existem controvérsias entre os que acreditam. As opções mais difundidas são: o mundo será atacado por alienígenas, o enfraquecimento do campo magnético do planeta levará a extinção da vida, um corpo celeste colidirá com a terra. E por aí vai…
Dois amigos meus, apaixonados por futebol, não vacilaram. O primeiro disse: “Legal, dará tempo de assistir a Copa do Mundo de Futebol na África em 2010!”. O segundo lamentou: “Mas infelizmente não teremos a Copa de 2014 no Brasil, que pena!”
Brincadeiras à parte e com todo respeito em relação àqueles que acreditam, prefiro acreditar nas escrituras do cristianismo, a Bíblia Sagrada. Sobre o fim ela diz: “…os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo…” I Pedro 3.7. Sobre a data a Bíblia diz: “…daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” Mateus 24.36. E finalmente, sobre qual deve ser a atitude de todo aquele que espera pela vinda de Cristo, a Palavra orienta da seguinte forma: “havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” II Pedro 3.11-13.
Nossa certeza é fruto da nossa esperança, Jesus voltará! Mas não sabemos a data. Na verdade, saber a data não ajudaria muito. Afinal, quem de nós pode garantir que estará vivo até 2012? Assim como Pedro advertiu seus contemporâneos, seu texto continua atual, nos convidando a viver uma vida piedosa, pois a ordem de coisas da atualidade terminará, findará.
Não se influencie pelos apocalipses modernos e extra-bíblicos. Escolha o apocalipse da Bíblia, seu autor é o Alfa e o Ômega, o Senhor da história, infinitamente poderoso para cumprir todas as suas promessas.
Assim como a maioria dos que estão lendo este texto, também sou curioso. Lá no íntimo também queria fazer para o Mestre a pergunta que os discípulos fizeram: quando serão estas coisas? Mas além de curioso, também amo as surpresas. Muitas vezes meus pais me surpreenderam, triplicando minha alegria por aquilo que eu aguardava. Assim vou vivendo. Entre a curiosidade e o dia da surpresa. É desta forma que, pela fé, sigo lutando diariamente contra defeitos e fraquezas, ilusões e seduções, errando e confiando no perdão, sabendo que “o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. I João 2.17.
Encontro alento, sempre que me canso das pressões e massacres da mídia tentando moldar nossa forma de ser e pensar, num pensamento inspirador de Carlos Drumond de Andrade. Com palavras atuais, porém com o mesmo sentido do texto de I João 2.17 que você leu acima, ele com maturidade e sabedoria declara:  “Cansei de ser moderno, agora serei eterno.”

Paz!








Anúncios

Um comentário sobre “A nova data para o Apocalipse: 2012

  1. Meu caro Edmilson,respeito sua credulidade, mas, científicamente está mesmo provado que haverá um alinhamento galáctico entre sol terra e centro da via láctea.
    Esse alinhamento coincide com o fim do calendário Maia, o término do I-ching, com o calendário Judeu e várias outras culturas proféticas que nem ao menos se conheceram. Não estou na febre do assunto pois ja leio e pesquiso particularmente a 10 anos, pois seu apaixonado pelos mistérios do passado. Espero que estejam errados essas previsões, na verdade tambem acredito na força divina de Deus e rezo todos os dias para que aqueles que foram os maiores astronomos da face da terra até hoje (Maias) estejam errados em seus calculos, pois a exatos 26 mil anos quando houve esse alinhamento foi exatamente quando houve uma extinçao de 90% das especies terrestres.
    Que o Grande Arquiteto do Universo esboce linhas menos duras para seus filhos.
    Abrxx

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s