Um chamado a viver o Reino

Encerrando a terceira temporada, o Fórum “Pensando a Igreja Jovem” na Convenção Bahia contou com a presença de duzentas pessoas, no Resort Club Equestre, São Gonçalo dos Campos – BA, durante os dias 26 e 27 de abril de 2014. Neste fórum de reflexão bíblica, a FUMAP, em parceria com a RUMAP Bahia, procurou promover o Reino de Deus, como também convocar os participantes a vivê-lo e promovê-lo.

A RUMAP Bahia abriu o evento com seu diretor, Êutico de Oliveira, lendo Romanos 12:1-8, e o DEMAP Bahia ministrando o louvor. Em seguida, o Pastor Alexandro Jorge, diretor da FUMAP, iniciou a primeira das três palestras da série “O Reino de Deus chegou”: “Tô dentro”, mostrando a proposta de Deus para as nossas vidas: Viver o Seu Reino. Através de um vôo panorâmico sobre a Bíblia, começando desde a criação (Gênesis 1) até a vinda de Jesus à terra e concluindo em Colossenses 1:13 (“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do Seu Filho Amado), o Pastor fez um paralelo entre o princípio da história da humanidade e do povo de Israel com a proposta do Reino, demonstrando que o SENHOR é o Grande Rei do Universo e que Seu Reino não se limita a um espaço geográfico, mas é o governo, o domínio soberano sobre vida das pessoas. Terminando a palestra, os participantes forma divididos em seis grupos, para discutirem o que é viver esta proposta na prática, baseando-se nas parábolas registradas em Mateus 13 e confrontando com situações do cotidiano. No final, cada grupo expôs a sua conclusão extraída do que apresentado e do texto bíblico.

No segundo momento, o Pastor Eleilton Freitas, vice-diretor da FUMAP, palestrou o segundo tema da série “O Reino de Deus chegou”: “Como eu sei?”, mostrando que esta nova realidade não é apenas para ser falada e sim, vivida para que possa ser vista; ou seja, diante deste novo conceito, a Igreja é desafiada a ser reconhecida como a comunidade do Reino, como uma “maquete” de algo muito mais sublime, onde se manifesta os sinais evidentes de que este Reino chegou até nós. Com o objetivo de montar o perfil dos cidadãos do Reino, uma “fotografia” ou um padrão de conduta, foi criado um “painel interativo”: um espaço para debates, onde três convidados ficam à frente da platéia, discutindo as perguntas feitas pelo mediador, vindas de questões do comportamento da sociedade atual, baseando-se nas bem-aventuranças (Mateus 5:3-12).

A noite de sábado foi marcada pelo culto divino. Deus foi louvado e exaltado através dos louvores ministrados pelo DEMAP Bahia e pela pregação do pastor Alex, cujo texto básico foi Isaías 9:6, falando da promessa de um menino que nasceria para reinar e do seu cumprimento na vinda do Messias, o Filho de Deus, o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que veio para reinar em cada área da vida do ser humano. No momento antes da oração, duas pessoas entregaram suas vidas ao Rei dos Reis e várias pessoas abraçaram-nas, dando boas vindas ao início da caminhada rumo ao Reino.

Concluindo a série “O Reino de Deus chegou”, o Pastor Eleilton apresentou a última parte: “Divulgue a notícia”, no domingo de manhã. Ele desafiou a Igreja a ser divulgadora da boa notícia do Reino: o Evangelho. Também afirmou que ela é a comunidade proclamadora, sendo cada um de seus membros agentes da proclamação, seguindo o exemplo do maior proclamador: Jesus Cristo. Como em todas as palestras, não só houve a teoria, mas a aplicação prática: foram montados grupos para a criação de um plano de ação integral, a “Missão Basileia”, a ser implantada na igreja local. No final, houve espaço para os agradecimentos e alguns avisos.

O desafio foi lançado! Não somente aos jovens, como também aos demais participantes do evento: a disseminarem em suas igrejas o que aprenderam e viver na prática o Reino do SENHOR, deixando que Ele reine soberanamente sobre suas vidas, para que vivenciem esta nova realidade. Todos ali foram confrontados a viverem sua missão como cidadãos do Reino, contribuindo para o seu progresso (intercedendo, tendo um bom testemunho de vida, proclamando e financiando) e como Igreja (adorando a Deus, vivendo para a Sua Glória, ensinando para a prática do bem e nutrindo o mundo com esperança através da proclamação do Evangelho).

Assim o evento foi encerrado. Ensinando as velhas verdades de maneira totalmente nova e atual. A Ele a glória eternamente. Amém.

NOTAS:

FUMAP: significa “Federação das Uniões Adventista da Promessa”, cuja a missão é “despertar a convicção da nova mentalidade, a fim de que vivamos e proclamemos o reino de Deus.” Para saber mais: http://www.fumap.com.br

RUMAP: é a representante da FUMAP em cada convenção, neste caso, a Convenção Bahia.  Para conhecer mais: http://facebook.com/rumap.bahia

DEMAP : “Departamento de Música Adventista da Promessa”. A sua missão é “Formar músicos e adoradores conscientes da adoração que agrade ao Deus Vivo”. http://facebook.com/demap.ba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s