#BEDA -03 | Missões no Sertão|

Para saber o que é o BEDA, acesse aqui e aqui você verá os anteriores.

Olá, pessoas!
Às quartas-feiras, durante o mês de agosto, pretendo falar de assuntos que envolvem a missão cristã ; e hoje no BEDA de hoje, falarei sobre “Missões no Sertão Nordestino“, sugerido por um amigo blogueiro.
Antes de tudo, quero citar uma definição de “Missões” da Missão Água Viva:

“Para se entender missões, é preciso partir deste princípio: que Deus deu seu Filho e que o próprio Filho se deu para salvação dos homens perdidos. Se compreendermos isto, podemos dizer: “Missão” é a obra de Deus dada à igreja, seguindo o exemplo de Cristo, chamando todos ao arrependimento e ter a fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos Dele.”

O Sertão Nordestino é uma área crítica quando se fala em evangelização. É considerado o maior desafio missionário monocultural da igreja brasileira. Vários fatores agravam a situação, pelo fato de não ser tão acessível. Junto com as dificuldades sociais (é a região como menor índice pluviométrico e o IDH de 0,63%), a região ainda possui povos considerados minoritários, que precisam conhecer o Evangelho de Cristo, como: ciganos, quilombolas e indígenas. Pela graça de Deus, há grupos de pessoas que comprometem com esta missão, trabalhando para que a mensagem do Reino de Deus alcance esta região carente, porém, ainda é pouco, porque trata-se de uma imensa região semi-árida e com municípios que têm menos de 5% de pessoas evangélicas.
Quanto a mim, o que tenho a ver com isto, não há muito o que dizer; eu moro no interior do sertão nordestino, mas, não tenho prática de evangelizar nesta região. Há municípios deste grupo dos “não-alcançados” que estão relativamente próximos de onde moro. Conheço a realidade, o clima, as dificuldades da população e do acesso a elas, porém, não me empenhei para enfrentá-las e proclamar a salvação. No entanto, eu admiro aqueles que se encorajam e vão de encontro aos sertanejos carentes de Deus, e se preciso, enfrentam a estrada ruim ou mesmo sobem as serras, por este propósito. Só o que tenho feito é orado para que o SENHOR mande mais trabalhadores ao campo, que é imenso (Mt 9: 38; Lc 10:2) e que aqueles já estão na obra tenham sucesso em seus empreendimentos. Sei que além da oração, é necessário a ação também e reconheço que nesta parte sou falho.

Vocês podem saber mais sobre este assunto através da Missão JUVEP e do Paralelo 10. Há vários grupos que também falam sobre este assuntos, mas geralmente são locais. Com uma boa pesquisa, poderá aprender muito mais.

Referências: Paralelo 10; 21 dias de oração pelo sertão nordestino; Por que a igreja ainda resiste em ir ao Sertão Nordestino?

 

“Missões se faz com joelhos que oram, com as mãos que contribuem e com os pés que vão”. (Desconhecido)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s