#BEDA 13 | Visão ajustada

Pessoal, eu atrasei ao BEDA e peço desculpas por isto. Espero que isto não se repita, porque é uma falta de respeito com vocês, leitores do blog. Como este post é de sábado (13/08), será uma devocional.

Agora, voltemos a programação normal. 

“Antes eu conhecia só de ouvir falar, mas agora eu te vejo com meus próprios olhos”. ( Jó 42:5 – NTLH)

  Em 2012, aconteceu algo inusitado comigo: perdi meus óculos. Já estava tão acostumado com ele, que foi difícil me readaptar com a luz do sol, a olhar o horizonte. Eu sou míope, enxergo bem de perto, mas tenho um pouco de sensibilidade à luz e como meus óculos eram fotocromáticos e antirreflexo, eu era poupado do brilho esplendor do sol.
No começo, nem enxergava direito quando ia trabalhar, devido a sensibilidade da luz solar; era quase uma fotofobia leve. Saía na rua quase com olhos fechados e sem olhar para o horizonte; aos poucos, fui acostumando até encontrar a normalidade.

E o que isto tem a ver com a reflexão de hoje? Tudo! Trata-se de uma analogia para a cosmovisão, a maneira de olhar para o mundo. De uma visão sem Cristo e depois de Cristo. E o que seria uma COSMOVISÃO? “É a forma pela qual vemos e entendemos o universo”  e “atua como um par de óculos na mente“[1].

Enquanto eu não usava os óculos, o alcance de minha visão era curta, não podia usar computador à noite, via apenas o que estava perto; o que estava longe e à tardezinha, eram como um quadro impressionista de Monet ao vivo em cores. Os rostos das pessoas não conseguia distinguir; mas era o único modo que eu via o mundo, estava acostumado e achava que era assim mesmo. Então, antes de Cristo, de conhecê-lo, temos uma visão turva, embaçada pela consequência do pecado (cf. Romanos 3:23); enxergamos apenas o que nossos olhos podem ver, aquilo que é palpável, tangível e nada além disto.
Quando passei a usar os óculos, minha visão foi melhorada, passei a ver o mundo como realmente é. A partir do momento em que você conhece a Cristo e deseja fazer um compromisso com Ele, você passa a enxergar com a lente cristã, gerando a “metanoia” – mudança de mentalidade, arrependimento (cf. 1 Coríntios 7:10) – e vê além, tendo a correta compreensão do mundo, dos pilares da cosmovisão cristã – criação, queda, redenção e consumação. Ao perceber que está bem melhor que antes, já não quer mais saber do que está embaçado, sombrio e turvo; Tendo a visão da eternidade e do Reino de Deus, o que está aquém, já não brilha tanto, não tanto interesse como antes.

O ideal é que sempre haja esta visão e jamais a perca, pois “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13). No entanto, perdi meus óculos e as consequências já foram pontuadas no início deste post. Quando se perde a lente cristã, o foco principal, que é Cristo e Seu Reino, sua visão se torna como a de antes, porém, com uma diferença: a sua percepção de algo não vai bem, você tem o conhecimento de que não está certo. Infelizmente, tem acontecido com muitos, o brilho e as ilusões deste mundo tem ofuscado o que além do horizonte e o comodismo, o secularismo e a pós-modernidade fazem enxergar apenas o que está perto. Com o passar do tempo, passa-se a acostumar com ela e a trata como rotina, adotando-a como sua, mesmo sabendo que não é assim que se vê.

O meus óculos foram encontrados e posteriormente fiz uma revisão e as lentes foram trocadas por novas e corrigidas. Pude ver bem novamente: o horizonte, o rosto das pessoas, um mundo mais cheio de cor. Que todos nós possamos ter nossas lentes ajustadas na cosmovisão correta! Que possamos enxergar o que está além do que os olhos podem ver: O Reino de Deus! Que Cristo reine em nossos corações para que haja uma mudança de mentalidade e o brilho deste mundo não ofusque os olhos da fé!

Referências:

[1] – CUNHA, Maurício J. S.; WOOD, Beth A. O Reino entre nósTransformação de comunidades pelo evangelho integral. Viçosa: Ultimato, 2003, página 50.

Deixe um comentário

