#TAG – Bloggers Recognition Award

tumblr_lsmeisytvb1qjh014o1_500_large

Saudações!

Eu tive a imensa honra de ser indicado pela Agda Marianne para responder a esta #TAG, só que demorei milhaaares de anos para publicar. (Perdoe-me, Agda!)

Voltando ao assunto, eis as regras:

  1. Faça um post explicando por que você começou a blogar e dê algumas dicas;
  2. Nomeie blogs de seus colegas blogueiros;
  3. Comente nos blogs deles para que saibam que foram nomeados.

Respondendo:

Encontrei nos blogs (e posteriormente no Twitter também) uma maneira de me expressar, de me comunicar, ainda que virtualmente. Sou uma pessoa que não muito de me abrir, de me aproximar, de conversar com pessoas que tenho pouco ou nenhum contato. Sou bem reservado, quieto e introvertido. Sou assim pessoalmente, porque nas mídias sociais converso um pouco mais, dependendo da pessoa.

Comecei a blogar em 2007, numa plataforma hoje extinta. Migrei para o Blogger em 16/6/2008, apenas para contar como foram realizados os trabalhos da igreja (cultos, visitas, intercâmbios e etc), já que o blog para um grupo de jovens recém-criado da igreja. Até que um dia, um pastor comentou no blog e por isto, tive a certeza que este era o caminho e que eu devia continua. Eu me senti animado. Havia na época, algumas redes no NING (quando era gratuito) e eu compartilhava as ideias e os posts deste blog. Em 2009, obtive ajuda de irmãos em Cristo, também blogueiros – Paulo César Amaral e Leandro Kateivas – e aprendi bastante com eles a importância das parcerias, da promoção, indicação e do “feedback” entre os colegas da blogosfera; a apoiá-los com seu conhecimento e experiência. E assim, pude conhecer outras páginas nos mais diversos estilos e assuntos.

Em 2010, mais precisamente 13/08/2010, criei um “Tumblr“, que é um misto de blog tradicional com microblog, uma plataforma bem alternativa, diferente das anteriores e super funcional. Eu gostava mais de “reblogar” que publicar; eu usava bastante por sua facilidade de publicação e pela função de “postagem por e-mail”, como eu tinha um celular bem simples, eu tirava as fotos (VGA) e já postava o aplicativo de e-mail do aparelho. Era bem legal esta experiência de “publicação em tempo real” (uma vez, narrei minha viagem nesta página, era só aparecer sinal de celular, já postava). Eu o excluí por sugestão da minha amiga blogueira (que odeia o tumblr) e tomei esta decisão pela incerteza do seu futuro depois da compra da Yahoo pela Verizon. (Todo conteúdo foi  migrado para cá). Vim parar no WordPress através da sugestão do amigo Arildo Gomes, no momento em que uma amiga me pediu ajuda para criar seu blog. Então, resolvi criar o meu como um blog pessoal, pois o outro era mais focado em notícias cristãs e da igreja local, sempre escrito em 3ª pessoa.

Quanto às dicas, tomei base nos erros que cometi ( e ainda cometo) nesta vida de “blogueiro”:

* DISCIPLINA: uma coisa que eu gostaria de ter. Ainda tento, mas faço o que posso. Sei que é importante, é ótima para melhor execução e também para fidelização dos leitores. Determinar o estilo e o conteúdo dos posts, os dias e os horários para criar uma rotina e assim os leitores e acompanhantes ficarem por dentro das novidades e se manterem atualizados. É um pouco difícil exercer a disciplina, praticá-la com dedicação e esforço, mas não é impossível. Um dia chegarei lá. Espero que vocês cheguem também. (Curiosidade em #off: tenho uma amiga blogueira que acha que tenho mania de organização, perfeccionismo e TOC. HAHAHAHAHA. Sem comentários!)

*OBJETIVIDADE: Assim como a disciplina, a objetividade também é importante, essencial. Tal qual em uma empresa, onde são definidas a missão, visão, valores e as metas, no blog é necessário definir seu objetivo, o porquê e para que foi criado, a que público deseja atingir, como despertar o interesse nelas para que leiam o conteúdo da página, etc. Quero frisar novamente estas dicas são reflexões dos meus erros e minhas tentativas para atingir a excelência, não significando que já consegui ou tenho experiência nisto. Só quero que aprendam comigo.

*PARCERIAS: Buscar parcerias, ampliar a divulgação e seu o networking (rede de contatos) é o caminho para o crescimento do blog. Quando se há parceiros, há um aprendizado mútuo, apoio mútuo e sendo assim, há crescimento e amadurecimento mútuos; há maiores chances de haver indicações, comentários, percepção e correção de erros.
Estas foram as minhas dicas, espero que sejam úteis a vocês.

Vamos às INDICAÇÕES:

Blog do Arildo; Meus olhares; AutisMOR; Caixa de Imaginação; Petit Luxo; Pitacos e Achados; Coração igual ao Teu; Casuísmo; Universo Inconsequente; Hobbies Diário; Pedalo pela cidade; Vogue Addiction.

Até o próximo post! Abraços!

11 comentários sobre “#TAG – Bloggers Recognition Award

Deixe um comentário

