ADORAÇÃO SANTA E EQUILIBRADA

images-1Para essa meditação devemos examinar alguns textos bíblicos que nos ensina de uma maneira simples como adorar a Deus de forma santa e equilibrada. Os textos que usaremos como base: Mateus 6 e 7. Você precisará acompanhar os posts, pois não esgotaremos o assunto de uma só vez.

QUAL O SIGNIFICADO BÍBLICO DA ADORAÇÃO? 

Quem adora a Deus tem o seu relacionamento com ele independente de qualquer coisa, ou seja, nada está entre ele e Deus.

Aquele que desenvolveu um caráter de adorador, não precisa ser lembrado que é um adorador, ele sabe quais são suas responsabilidades como servo do Senhor e as executa de forma consciente. Não é algo programado ou automático, é uma atitude natural, isso é santidade ao Senhor.

Na verdade o desejo do SENHOR é que tudo o que fizermos seja para a sua gloria (1ª Coríntios 10:31-33) . É importante entendermos que não podemos adorá-lo de qualquer maneira, é preciso haver equilíbrio na adoração.

Vamos lembrar sobre o que o SENHOR nos ensina em algumas praticas simples do dia a dia, mas que mesmo assim podem ser revertidas em adoração santa e equilibradas ao Senhor.

  1. PODEMOS OFERECER UMA ADORAÇÃO SANTA E EQUILIBRADA QUANDO LIDAMOS COM VARIAS QUESTÕES DO DIA A DIA

CARIDADE

Em Mateus 6:1- 4, podemos aprender alguns princípios onde a pratica de ajudar quem precisa nos leva a adorar ao SENHOR, de maneira santa e equilibrada – Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Aqui o SENHOR nos ensina que ao ajudarmos alguém, não devemos esperar recompensa de qualquer tipo, não podemos dizer que estamos fazendo um ato de caridade quando já tínhamos tudo programado para tirar algum proveito da situação. Sendo assim o SENHOR não está sendo adorado e quem o faz não receberá de Deus a recompensa. Quem age assim demonstra não precisar de Deus por que recebe suas honras aqui mesmo na terra. O principio ensinado pelo SENHOR é que esse ato seja realizado de forma discreta, se for possível sempre que tivermos que ajudar alguém principalmente quando envolver pessoas muito simples carentes das coisas cotidianas, tenhamos essa postura. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita v2,3. O texto mostra que esse não era o costume de alguns v.2, eles gostavam de serem vistos e isso o Senhor reprovou veementemente, chamando-os de hipócritas.

Com certeza quando se faz o que é bom para quem quer que seja, de maneira santa e equilibrada, Deus está sendo adorado e recompensará o adorador v4.

ORAÇÃO

A oração é uma das práticas na vida do adorador a onde ele pode se expressar direta e intimamente com O SENHOR, de forma santa e equilibrada.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão,v5. Só por aqui já dar para entender que esse tipo de oração não adora a Deus e isso se dar não apenas por causa da forma (em pé), mas sim por causa da intenção. O SENHOR usa o mesmo exemplo de pessoas, dizendo que quem usa de recursos exibicionistas na oração não serão atendidos. A sua resposta e recompensa virá apenas dos aplausos de quem achou bonita a atitude.

Uma das formas de oração que a inda faço e tenho me perguntado se estou fazendo algo que não agrada a Deus é quando alguém me pede para orar por ela e o faço citando o nome da pessoa para que outros ouçam, acho que deveríamos orar de uma forma bem discreta quando sabemos das necessidades de pessoas, porque se o nosso Deus é todo poderoso que examina todo o nosso ser não precisaríamos orar tão alto, gritando em alta voz o nome daquele que precisa de ajuda. Infelizmente existem pessoas que acha que é ai que está o poder, que só assim o SENHOR entenderá e responderá os pedidos. Graças a Deus o Espírito Santo tem me ajudado muitas fezes para ter equilíbrio e santidade na forma de orar.

Esse é um ponto que exige uma atenção especial só para ele (A ORAÇÃO), por tanto vou deixar aqui os versículos (Vs. 5-15), para que você medite mais no assunto, pois ele é maravilhoso, aqui o SENHOR nos dá vários conselhos sobre a forma correta de adorá-lo por meio da oração.

A oração é um dos maiores gestos de adoração ao SENHOR, porque quando feita de forma santa e equilibrada o adorador pode fazer distinção entre ele e o ser ADORADO que é Deus, ele pode mostra a sua humildade declarando a majestade do SENHOR do universo, o seu SENHOR – porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!.

No próximo post, refletiremos em mais alguns exemplos de adoração santa e equilibrada, lembrando que já a muito o SENHOR se preocupa com esse tema – O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens. Isaías 29:13.

Por Pr. Carlos – IAP /GUANAMBI – CONVENÇÃO BAHIA

Anúncios

Um comentário sobre “ADORAÇÃO SANTA E EQUILIBRADA

Os comentários estão desativados.