PODEMOS ADORAR A DEUS DE MANEIRA SANTA E EQUILIBRADA NAS FINANÇAS

financas

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.( Mateus 6: 19-21).

Aqui o ensino do Senhor destaca o valor que tem os bens materiais em comparação com os benefícios que ele nós dá.

Saber lidar com o dinheiro é muito importante. Se o adorador não for equilibrado nessa parte ele com certeza terá grandes dificuldades para lidar com as outras 3 partes (esmolas, oração e jejum), Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.  (v. 21). A preocupação excessiva com determinadas coisas podem mudar o foco, a pessoa não cumprirá com seus deveres para com Deus, para com o próximo nem para consigo mesma.

Não ajuda com o propósito correto, não ora com o propósito correto nem jejua com o propósito correto. Tudo isso porque o coração está em outro lugar, menos em Cristo Jesus.

Os nossos olhos costumam nos enganar quanto aos valores das coisas, no que diz respeito às coisas espirituais não é diferente, aquilo que vemos e valorizamos podem nos dar saúde espiritual ou nos deixar doentes espiritualmente. (Vs. 22,23), por isso é que Jesus também nos alerta que não dar para vivermos indecisos quanto à direção que nos leva à adoração santa e equilibrada, temos que decidir, Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mt 6: 24).

Olhando primeiramente pra Cristo teremos uma vida santa e equilibrada que adora ao Senhor.

Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.  E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? ( Porque todas essas coisas os gentios procuram. ) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Vs. 25-34)

O SER HUMANO TEM SEDE DE SUBIR – VAMOS PENSAR EM UMA PIRÂMIDE

Ele sobe a pirâmide em busca daquilo que ele julga ser o essencial – mas onde está o essencial? Onde está Cristo?

VAMOS FAZER UMA DINÂMICA –

Pegue imagens de pirâmide, tamanho que caiba seis em uma folha de oficio, recorte e distribua de acordo com o público. Peça que escrevam os cinco projetos mais importantes para suas vidas (DINÂMICA EM 5 MINUTOS) recolha e no final, comente sobre as escolhas feitas por cada um (se o grupo for grande escolha alguns e comente, enfatizando que Deus e os seus princípios devem vir em primeiro lugar para sermos bem sucedidos em toda vida).

Vamos pegar a teoria de Maslow (a pirâmide das necessidades).

Abraham H. Maslow, psicólogo americano

img_20170219_185116

Necessidades fisiológicas – Necessidades vitais relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. (São instintivas).

Podemos associar essa necessidade à forma do ser humano encarar o ganho do dinheiro. (AQUI ELE PRECISA DE MENOS DINHEIRO PARA SE MANTER).

Necessidades psicológicas – Necessidades exclusivas do ser humano. São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida (raramente são satisfeitas em sua plenitude). Apresentam um padrão mais elevado e complexo de necessidades. (AQUI A SUA MENTE QUER SEMPRE MAIS E NUNCA É SUFICIENTE)

A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena autorrealização.

Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades.                  Quando as necessidades mais baixas estão razoavelmente satisfeitas, as necessidades localizadas nos níveis mais elevados começam a dominar o comportamento. Contudo, quando uma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar no comportamento, enquanto gerar tensão no organismo.

Então sendo Cristo a base para o equilíbrio da vida cristã, o que acontece quando passamos por cima dos seus princípios para atingir o cume da pirâmide? – desequilíbrio, queda, insatisfação, tristeza, sofrimento e etc.

Portanto quem almeja uma vida santa e equilibrada faz o quê?

  1. Não vive ansioso com desejos vaidosos, mas cuida da sua vida espiritual.
  2. Olhar para as obras das mãos de Deus e vê que é ele que tem os meios para sustentar a sua criação.
  3. Confiar que o Senhor é onipotente, onisciente e onipresente, mas mesmo assim ele nos valoriza, nos tornando pessoas proativas no seu reino, e assim com dignidade desfrutaremos dos benefícios do seu reino.

Não fiquem inquietos, confiem na provisão do Senhor.

Quando se perde a direção quanto à adoração santa e equilibrada nas finanças, não se sabe a quem adorar, acaba acontecendo um desequilíbrio na vida espiritual e material. Então, o jeito certo para uma adoração santa e equilibrada é colocar o Senhor em primeiro lugar. Ele ajudará para que tudo corra bem na vida do adorador.

Anúncios