APRENDENDO A SER UM ADORADOR

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23.

1 – SEGUINDO O EXEMPLO DO MESTRE, SER DEPENDENTE
 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.  Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. V, 7

2 – CONHECENDO O DOM DE DEUS E DE JESUS – É precisa aprender como ser um adorador dependente

Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. V10. Ser dependente é gratificante, você pede e ele concede.

3 – O ADORADOR NÃO PODE SER HOSTIL (11,12) – Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?  És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? A hostilidade pode levá-lo a subestimar o poder de Deus, acreditando apenas no que ver, isso também revela incredulidade, falta de fé.

4 – DISCERNINDO ENTRE O MATERIAL E O ESPIRITUAL (13,14) – Os que só se preocupam com a água natural e pensa que a existência da vida depende tão somente desta, nunca estará satisfeito, mas os que entendem que existe outra fonte de água mais excelente e faz uso desta, estará para sempre saciado, porque essa fonte de água é o poder de Deus atuando permanentemente na vida do verdadeiro adorador.

A samaritana não conhecia o dom de Deus, Jesus disse: “se tu conheceras”… Para conhecermos a capacidade de Deus agir é preciso se submeter à sua vontade.

5 – É PRECISO ENTENDER O VERDADEIRO SENTIDO DE SER DEPENDENTE DE DEUS (15) A mulher agora diz: Senhor dá-me dessa água – Não é pelo fato de Jesus dar a ela do seu poder que ela deixaria de ser dependente e precisaria mais de buscar água, o adorador não pode se acomodar, a mulher pede dessa água para que não tenha mais cede e não tenha mais que ir buscar. Ainda não havia um completo entendimento sobre a água que Jesus estava oferecendo. Como podemos beber dessa fonte que Jesus oferece? Conhecendo a ele pelo poder do evangelho, isso nos torna um adorador proativo.

6 – TENDO UMA VIDA DIGNA DE UM ADORADOR (16) Jesus ensina que aquele que adorar a Deus não pode ser inconstante Tiago 1:8 diz que quem é inconstante (que muda muito) é aquele que tem coração dobre (aquele que é fingido e hipócrita) Tiago diz que o mesmo é assim em tudo que faz.

Provérbios 17:20 diz que o tal tende a cair no mal. agora o que  a inconstância. Quando a mulher diz: Senhor dá-me dessa água, mesmo sem compreender totalmente ela mostra interesse no que Jesus está oferecendo, Jesus ensina que esse caminho que ela está preste a trilhar é um caminho onde só a verdade deve prevalecer. A velha conduta pecaminosa não deve mais existir na vida do adorador.

Porque Jesus disse para ela chamar o marido? Porque esse era o ponto mais fraco daquela mulher (a vida conjugal), ele conhecia a situação dela. Sendo Jesus um profeta, estava ali para profetizar que a vida dela nunca mais seria a mesma, a partir do momento em que ela aceitasse a sua palavra e a colocasse em pratica.

O papel da profecia é declarar a verdade de Deus, e a verdade de Deus não poderia ser apresentada sem que a mentira fosse desmascarada. Por tanto Jesus quer confrontá-la quando manda que chame o marido.

Pois bem, uma coisa que faltava àquela mulher era uma vida verdadeira, que até então era uma completa farsa. Porque ela era inconstante? Porque ela já havia mudado de marido cinco vezes e o ultimo com quem ela estava não era seu marido (17,18).

O pedido de Jesus também tinha como objetivo ver se ela seria sincera, foi o teste aplicado por Jesus depois de algumas horas de aula, e ela passou! Falou a verdade, “não tenho marido”. Essa mulher está começando a entender como se comporta um adorador, ela esta começando a conhecer o dom de Deus.

Jesus fala a verdade para ela, que estava vivendo com alguém que não era seu marido e isso é pecado, a mentira o fingimento a hipocrisia fez parte da vida daquela mulher por muito tempo. Agora na presença do profeta ela começa a sentir a verdadeira água lavando os seus pecados.

Jesus está lhe dando uma nova oportunidade, a oportunidade de aprender o que é ser um adorador e que na vida do adorador não pode haver pecados.

7 – QUANDO O HOMEM SE DETEN PARA OUVIR A JESUS APRENDE A SER UM VERDADEIRO ADORADOR (19 –26) Agora começa a acontecer algo interessante a interação da mulher com Jesus muda um pouco o tom, o tom é de alguém que está aprendendo e que quer aprender muito mais. A hostilidade está sendo abrandada.

As coisas começam mudar quando ela tem coragem para falar a verdade e reconhece que está diante de um profeta, ela reconhece a legitimidade das palavras de Jesus, Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Ela está pronta para a aplicação final, a sua palavra no versículo 20 abre as portas para que Jesus lhe ensine um pouco mais sobre a vida de um adorador, Jesus apela para a compreensão daquela mulher (21), “Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”. Jesus declara vocês estão fazendo a coisa errada porque não conhece o principio. o principio é que quanto à salvação não deve haver nenhuma confusão, quando Jesus diz que a salvação vem dos judeus (22),  podemos entender também que a salvação vem dele mesmo, pois ele é o único digno de receber toda a adoração e o único que pode salvar (Atos 4:12). Jesus declara o tempo da adoração o lugar a forma e a quem devemos adorar (23,24). O tempo chegou a mais de 2 mil anos e muitos ainda não sabem que quem fala é Jesus, Jesus se revelou e muitos ainda buscam revelações (25,26). O tempo que aquela mulher dedica ao Senhor foi fundamental, ela está apreendendo como adorar, ela está aprendendo como ensinar os outros a adorar, ela aprende com Jesus a viver na pratica a verdadeira adoração.

Ela aprende que o adorador precisa de muito mais que água do poço. Ela aprende que precisa da água que dar o verdadeiro entendimento, que muda a vida daqueles que entendem o que Jesus está oferecendo. A água da vida é as palavras de Jesus que chega até os nossos corações por meio das Escrituras Sagradas.

Jesus é a água viva todo aquele que o aceita como seu salvador se tornando totalmente dependente da sua graça é um verdadeiro adorador em todo tempo e em todo o lugar. Não tenha uma vida inconstante, firmes – se em Cristo Jesus, sacie a tua cede nele.adorador-2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s